Caminhada/Campanha : O Método do Projeto na 4.ª secção
O Método do Projeto é, por excelência, um das formas mais eficazes de trabalharmos o “Aprender Fazendo”. Para além disso, afigura-se como meio essencial para respondermos ao desafio de B-P que nos impeliu “perguntar ao rapaz”. Deste modo, o Método do Projeto é transversal a todas as secções assumindo contornos específicos em cada uma delas.
Em relação à 4.ª secção, importa dizer desde já que a aprendizagem pela ação é um foco de motivação junto dos jovens, dado que, por um lado, todas as tarefas que assumem são reais e úteis para o sucesso do seu projeto, por outro lado, estas mesmas tarefas permitem um aprofundamento do conhecimento de variados temas, potenciando o crescimento e desenvolvimento do Caminheiro. Ao experimentarem novos papéis ganham novas habilidades, percebem quais as tarefas em que estão mais aptos e também aquelas que necessitam de melhoria, bem como permite descobrir novos interesses e talentos. É de relevar que esta aprendizagem eminentemente prática desenvolve-se de forma privilegiada nas atividades com os outros caminheiros. Indiscutivelmente, os pares e as tarefas em conjunto são basilares para a motivação para a aprendizagem pela ação.
A Caminhada é o nome atribuído a um projeto feito por Caminheiros. A Caminhada é do Clã e por isso todas as atividades são propostas, organizadas e realizadas por todos os caminheiros em todas as suas fases.
As fases do Método do Projeto são:
- Idealização e Escolha
- Planeamento / Planificação
- Realização
- Avaliação e Celebração