Patrono da Secção
O aprofundamento da mística espiritual é proposto através do recurso à figura de patronos e dos modelos de vida, que complementam e estão intimamente ligados à simbologia. O patrono é, pelo seu próprio exemplo de vida, o intercessor escolhido para uma secção. Na animação espiritual no Escutismo os elementos não surgem isolados e desligados das outras dimensões pedagógicas, pelo que a escolha dos patronos e dos modelos de vida de cada secção está diretamente relacionada com a mística e imaginário respetivos.
São Tiago Maior, também conhecido por São Tiago de Compostela (martirizado em 44 da nossa Era), foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. E chama-se São Tiago Maior para o diferenciar de outros santos de nome Tiago, como o apóstolo São Tiago Menor.
Segunda a tradição, em Santiago de Compostela encontra-se o túmulo de São Tiago Maior, filho de Zebedeu.
“Santiago” é a expressão atual em língua castelhana (Espanha). Antigamente dizia-se: “San’ Iago”, “San Jacob” ou “Sanctus Iacobus”.
“Iago” é a derivação do nome grego com o qual o nomeavam no Novo Testamento: “Iacobos”. Por sua vez, este nome grego deriva do hebraico “Iacob”, como o patriarca Jacob. Em inglês diz-se St. James.
- A família
São Tiago, o Maior, era filho de Zebedeu (Mc 1, 19) e de Salomé (Mt 27, 56) e tinha como irmãos João, também apóstolo (Mc 1, 19-20; 3, 17).Não há registos sobre Zebedeu para além da sua mencionada paternidade. De sua mãe Salomé, sabemos que era uma das mulheres que seguiu Jesus desde a Galileia e que se encontrava ao pé da Cruz (Mc 15, 40). Era, possivelmente, irmã de Maria, mãe de Jesus.São Tiago e a sua família eram originários de Yafia, transladados para Betsaida e habitavam nas cercanias de Cafarnaúm. Possuíam uma empresa familiar dedicada ao negócio da pesca nas margens do lago de Generaset. A esta empresa familiar estavam associados outros dois irmãos: Pedro e André (Lc 5, 3-11). Ocasionalmente contavam com a ajuda de empregados (Mc 1, 20).Deste pequeno círculo de pescadores, Jesus levou os seus quatro primeiros discípulos, Pedro e o seu irmão André, Tiago e seu irmão João.
- Carácter de São Tiago
S. Tiago é uma pessoa apaixonada, capaz de por tudo em jogo; como uma pessoa que é capaz de arrastar os demais e que não pára para medir consequências.Este carácter especial, ademais de ser uma característica pessoal, deve ser realçado sobre o fundo comum das expectativas messiânicas daquele grupo da galileia. São Tiago e o seu irmão João, assim como outros membros do grupo de Jesus, entendiam, no principio, o caminho de Jesus até Jerusalém como o momento propício para instaurar o tão ansiado Reino de David: um reino com dimensão basicamente social, política e económica; um reino que reivindicasse a autonomia de Israel e entrasse num processo revolucionário contra todo poder estrangeiro (nesse tempo a Palestina estava sob a ocupação romana) e contra toda a imposição que não fosse a exigida nas cláusulas da Aliança.Está claro que a expectativa dos irmãos tinha um ponto de vista equivocado porque Jesus não pensava num Reino em chave sócio política, nem sócio-revolucionaria. São Tiago teve que abandonar a sua perspetiva e compreender que o projeto de Jesus não era o de triunfar, apenas servir. Por isso, é admirável a capacidade de seguimento destes homens no meio da incompreensão, dos equívocos, das expectativas falhadas e da incómoda postura de estar, continuamente, a descobrir caminhos imprevistos e arriscados, o que os converte em monumentos de fé.
- Últimos anos de vida de S. Tiago
Depois da morte de Jesus, por volta do ano 30, temos pouca informação sobre a vida e atividade de São Tiago. Encontramo-lo expressamente citado nos relatos sobre as experiências de encontro com o Senhor Ressuscitado e, supõe-se, que estaria presente no encontro da Páscoa com os onze, onde se dá a verdadeira mudança de expectativas e de compreensão definitiva do projeto de Jesus.São Tiago faz parte do primeiro grupo da Igreja de Jerusalém, com os doze e, deduz-se, que deverá ter sido uma figura importante pelo facto de que Agripa I o ter escolhido, com Pedro, como figuras representativas para escarnecer desta primitiva comunidade eclesial.São Tiago morre decapitado com uma espada por ordem de Herodes Agripa no ano 44 (Act 12, 1-3). Foi o primeiro apóstolo a verter o seu sangue por Jesus. Conta uma lenda, cuja origem vem do tempo de Clemente de Alexandria, que a morte de São Tiago deu-se pela denúncia de um traidor, que ao escutar a firme profissão de fé de São Tiago, se arrepende e é também ele condenado, acompanhando São Tiago a caminho do local do martírio, ao mesmo tempo que lhe pedia perdão.