O Empreendimento é um conjunto de ações inter-relacionadas que os pioneiros –, individualmente e em Equipa/Comunidade e com o apoio dos adultos da Equipa de Animação – planeiam e implementam de forma gradual com vista a atingir um objetivo último, concreto, num determinado espaço de tempo.
Um Empreendimento é, então, um conjunto de momentos e de iniciativas que podem demorar vários fins de semana de atividades e que se materializam em formas tão diversas como reuniões, jogos, acampamentos, raides, ateliês, atividades com a comunidade paroquial, viagens, entre outras. É importante, no entanto, que estas atividades procurem responder a um determinado objetivo, definido previamente e estejam interligadas.
Ao longo de um ano escutista, a Comunidade pode realizar vários Empreendimentos, cabendo ao Conselho de Guias a decisão sobre o número de projetos a realizar, os períodos temporais que procurarão ocupar e as datas de início e fim dos mesmos. Isto deve ser definido no início do ano escutista.
Para além disto, compete também a esta estrutura estabelecer – se necessário e em consonância com o que é o entendimento da Comunidade – algumas ideias que devem estar presentes nos projetos a apresentar pelas Equipas (por exemplo, estabelecer que um determinado empreendimento deve cumprir determinados objetivos ou que um acampamento deve-se realizar num determinado local).
Essa determinação deve ser estabelecida previamente ao trabalho de Idealização das Equipas.
O Empreendimento está dividido em quatro fases:
- Idealização e Escolha
- Preparação
- Realização
- Avaliação